domingo, 23 de setembro de 2012

CONSCIÊNCIA POLÍTICA CIDADÃ

Meu nome é EDUARDO DE MELO MACHADO, sou Gestor Público de profissão e formação, portador do CRA/DF Nº 6-00023, com mais de 40 anos de atuação no Serviço Público, principalmente na esfera municipal, onde ocupei quase todas as funções públicas nos Poderes Executivo e Legislativo. Aposentado, assessoro alguns municípios na área de gestão pública e assessoro em Brasília, algumas ONGs, onde discutimos muito os problemas político/ administrativos do Brasil e do mundo.
Crio este blog, à pedido de amigos e voluntários que participam das nossas reuniões, com o objetivo de criar um espaço onde se possa discutir, de forma democrática, os problemas brasileiros, principalmente em vésperas das eleições municipais, quando milhares de prefeitos e vereadores serão eleitos pela população brasileira, sempre na expectativa de que alguma mudança, para melhor, possa acontecer, diante da situação calamitosa que permeia o Poder Público.
A nossa discussão tem como foco a falta de desenvolvimento do país que, segundo recomendações da ONU, um pais só pode ser considerado desenvolvido quando consegue associar Desenvolvimento Econômico com Desenvolvimento Social e Ambiental, constituindo assim, o DESENVOLVIMENTO SUSTESTÁVEL. Infelizmente, no Brasil, só podemos visualizar, mesmo cheio de tropeços, o Desenvolvimento Econômico, que é o que produz arrecadação para o governo, enquanto os outros, que geram despesas, está longe de qualquer possibilidade de ter sucesso.
Mas, não temos a intenção de criticar ou condenar os governantes, nem tão pouco, partidos políticos, porque entendemos que toda essa situação é decorrente de um Processo Político Administrativo ultrapassado que precisa ser modificado. E essa mudança passa, obrigatoriamente, por uma ampla discussão com a sociedade, porque ela é a dona do PODER, ou seja, a mandante, enquanto os agentes públicos, são apenas mandatários.
Só que, para isto, é preciso antes, fazer com que a sociedade adquira uma CONSCIÊNCIA POLÍTICA capaz de promover essa discussão com conhecimento de causa. E este é o problema: A sociedade brasileira, onde se inclui os próprios políticos, é quase 100% desinformada sobre administração pública. Além de tudo, o TSE faz propaganda para que escolhamos candidatos “fichas limpas”. Pergunta-se: “Por que então o Tribunal registra os “fichas sujas”?
Desta forma, convidamos para essa jornada cívica todos os interessados no debate, principalmente os jovens, que tenham interesse em construir uma consciência política que possa nos proporcionar subsídios capazes de nos ajudar a fazer com o Brasil deixe de ser apenas um país do futuro e, sim um país do presente.
É oportuno ressaltar que este espaço estará aberto também, depois do resultado das eleições, com o objetivo de tirar dúvidas da sociedade na avaliação dos seus governantes.
“QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER”. (Geraldo Vandré).

Nenhum comentário:

Postar um comentário